quarta-feira, 25 de novembro de 2009

ANIMAIS EM VIAS DE EXTNIÇÃO








Tucano
Tem a sua existência ameaçada no seu habitat natural, a selva amazónica, mas os esforços do governo brasileiro já revelam um aumento no número destas aves. Apesar disto já está extinta no estado federal de São Paulo.
Koala







Estes marsupiais encontram-se num processo de extinção que se iniciou com a colonização inglesa na Austrália onde surgiu o culto de caçar e matar Koalas para usar a sua pele. Hoje, a caça não é o maior risco enfrentado pelos Koalas que são mortos por queimadas nas florestas e por falta de árvores que são cortadas pelos lenhadores. Ao perder a sua casa e alimento, os Koalas acabam por se moverem para as cidades, onde são mortos, atropelados em estradas ou por cães.






Leopardo das Neves



Desde um Yao (que pesa mais de 200kg) até um pequeno veado almiscarado (que pesa somente 10kg). Podem presar aves como o faisão ou as pequenas marmotas.Tamanho: Comprimento: até 1,50 metro; mais 1 metro de cauda. Altura: até 70 cm.
Encontra-se em vias de extinção.



Arara Azul Grande



Esta espécie está em extinção, principalmente devido à destruição do seu habitat natural e à expansão humana para os territórios que antes eram “propriedade” das araras e que agora se “humanizaram”

terça-feira, 24 de novembro de 2009

panda



O panda está em vias de extinção!


Por favor se virem alguém a apanhar um panda,digam para o soltar, pois ele deve ser livre...!!!


A média de vida dos Pandas é de 10 a 15 anos no seu habitat selvagem e até 30 anos em cativeiro.


A devastação das florestas asiáticas, a lenta reprodução do bambu (base alimentar do Panda), o excesso de burocracia, ineficiência e a caça voraz colocaram o panda sob sério risco de extinção. Dificultando ainda mais a preservação da espécie, a sua capacidade de procriar é mínima.




Lince ibérico




O lince-ibérico é actualmente considerado o felino mais ameaçado do mundo e encontra-se classificado como espécie em perigo de extinção pelos Livros Vermelhos de Portugal, Espanha e UICN. Também se encontra protegido pela Convenção de Berna e pela Convenção que regula menta o Comércio de Espécies Selvagens, sendo considerado pela Directiva Habitats como uma espécie prioritária. As principais ameaças à sua sobre vivência são a acentuada regressão do coelho-bravo e a destruição dos habitats mediterrânicos.






Rinoçoronte de Java



Todas as espécies de rinocerontes se encontram ameaçadas de extinção, devido ao facto de serem muito pouco férteis – cada fêmea só tem uma cria de dois em dois anos – e, portanto, muito vulneráveis à caça, para além de sofrerem pela destruição do seu habitat. Eles têm sido caçados intensivamente porque praticamente todas as suas partes são usadas na medicina tradicional. A parte mais valiosa é o corno, que tem sido usado como afrodisíaco, para curar febres, para cabos de adagas, ou para preparar uma poção que supostamente permite detectar venenos









trataruga


Tartaruga da face rosada


Origem

Esta espécie é natural da América do Norte, aparecendo em locais distintos como pântanos, rios e lagos, por todo o território.As tartarugas de face rosada aquáticas são as mais comuns como animais de companhia e são também aquelas que com mais facilidade poderá encontrar à venda.

Cuidados especiais

As tartarugas de face rosada não fazem parte da fauna autóctone da Europa, contudo, infelizmente é cada vez mais frequente ver estes animais em lagos, nos jardins públicos. Evite este tipo de comportamento, porque pode estar a introduzir na Natureza um animal estranho à fauna local, que deveria ser apenas de companhia.Os pequenos ternários com a palmeirinha no meio, são um verdadeiro cemitério de tartarugas, nunca deixe uma tartaruga muito tempo lá dentro.Frequentemente ficam viradas ao contrário sem forma de retomarem a sua posição natural, e acabam por morrer.O ideal é mantêm-las num aquário, onde deve existir uma zona que permita à tartaruga manter-se à tona apoiada (uma pedra grande, ou material flutuante), para respirar ou, simplesmente, descansar. A temperatura da água é um factor determinante no crescimento da sua tartaruga. Se optar por colocar as suas tartarugas em água fria, o crescimento será mais lento. Vão estar menos tempo activas, logo, vão alimentar-se menos e, consequentemente, terão um menor desenvolvimento físico. Se tem as suas tartarugas em água fria, exponha-as ao sol algumas horas durante o dia, pois sendo animais de sangue frio, necessitam deste procedimento. Nesta situação, será natural que as suas tartarugas hibernem durante alguns dias, no pico do Inverno.Se optar por água quente, deve mantêm-la a uma temperatura rondando os 28º C. Neste caso, as suas tartarugas vão estar sempre muito activas e vão ter um crescimento muito acelerado, não vão hibernar e estão sempre prontas a comer.A luz é fundamental para as tartarugas sintetizarem a vitamina D na pele e carapaça. Outra forma de ultrapassar este problema, é usar os métodos artificiais e usar lâmpadas de luz ultravioleta, UVA e UVA, independentemente de ser em água quente ou fria.Como já se referiu, as tartarugas devem ter sempre uma zona onde possam estar fora de água, pois apesar de serem aquáticas, necessitam de períodos fora de água.

Alimentação

A alimentação deve ser colocada nesse espaço, a seco, e pode ser feita com base no alimento específico para tartarugas que se encontra à venda.No entanto, e sobretudo se já tem um tamanho considerável, a tartaruga pode fazer um suplemento alimentar à base de carne picada, e pequenos pedaços de peixe cru. Algumas tartarugas aquáticas gostam de legumes, experimenta se é o caso da sua, mas não se esqueça de os lavar bem.

Mudanças de água

A água deve ser mudada com alguma frequência, já que vai ficar turva com muita frequência.Use água da fonte, ou então deixe a água de repouso durante algumas horas. Pode ainda usar fixador de cloro, que encontrará à venda nas casas da especialidade.

Tamanho

Quando compra a sua tartaruga ela é muito jovem e pequena, no entanto, ela vai crescer até ter um tamanho semelhante à palma da sua mão e pode vir a pesar 2,5 kg.Em adultas, as fêmeas são maiores que o macho e também mais pesadas.

Longevidade

Segundo alguns especialistas, apesar de haver várias opiniões a esse respeito, estas tartarugas podem atingir a centena de anos.